Alerta vermelho na indústria da moda!

Olá pessoal,
Em uma das minhas buscas por informações sobre o mundo da moda me deparei com um vídeo que me deixou um pouco chocada, o grave problema que a indústria da moda está sofrendo com a falta de água.


Como blogueira me senti na obrigação de entender um pouco mais o assunto e escrever esse texto, no intuito de alertar, informar e conscientizar minhas leitoras.

Sem água não somos nada, essa é a mais pura verdade!
A água é a base de tudo e não podemos fazer de conta que nada está acontecendo.
Talvez o assunto pareça superficial, pois a questão de falta d’água tem uma dimensão muito maior, mas podemos conscientizar nossos familiares, amigos, namorados, filhos, vizinhos e até nós mesmo.
Hoje estou escrevendo sobre aquilo que realmente acredito, que podemos mudar hábitos para melhorar nossas vidas.
Estamos na era da prática do consumo consciente, consumo sustentável, da reciclagem, reaproveitamento e reutilização, e todas essas práticas contribuem para economizar água e ajudar o nosso planeta.


Para ser bem sincera, eu já fui uma consumista compulsiva, nunca me preocupei com o planeta, com a falta d’água ou energia, não posso ser hipócrita, mas eu sempre achei que essas mudanças iriam acontecer em um futuro bem distante, que teria sempre matéria prima, e bastante água para a vida toda. Na verdade eu achava que a falta d’água era um problema que atingia somente o Nordeste, que isso nunca chegaria nas grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo.
Me enganei muito, e hoje vejo que o problema está se agravando cada vez mais.

Atitudes conscientes são necessárias para não precisar remediar, e isso vale para tudo na vida, se cometermos excessos acabamos por pagar um preço alto. O excesso estraga nossos relacionamentos, destrói nosso planeta e deforma nosso corpo.
Acredito que todo movimento precisa do engajamento da sociedade, e é por essa razão que estou escrevendo esse texto, quero mudar alguém, conscientizar nem que seja uma pessoa com ele.


Assim como outros setores a moda não é nada sem água e eu lamento muito por isso tudo, sou blogueira e escrevo sobre moda e consumo consciente e me sinto na obrigação de transmitir essa informação.
Precisamos repensar nossas atitudes e valores!
Por ano são descartadas toneladas de roupas em aterros sanitários, que não se degradam e poluem as aguas subterrâneas. As lavouras de algodão são imprudentes com a utilização de agrotóxicos e o consumo da água é enorme, a indústria de tingimento de têxteis contamina bilhões de litros de água doce por ano. Estamos diante de uma situação que necessita da conscientização de cada um.


Não podemos ter tamanha falta de cuidado com o meio ambiente, com aquilo que é essencial para a nossa vida!
Outro movimento que achei muito interessante foi a campanha Fashion Detox, lançada em 2011 pelo Greenpeace que exige produtos de moda livre de tóxicos e a preservação da água limpa




Então pessoal, vamos assinar em baixo contra o desperdiço da água, seja na moda ou em qualquer outro setor, comece a mudança por você e continue incentivando outras pessoas a participarem dessa campanha do consumo consciente. 

Seja uma consumidora consciente:

Conheça as práticas de responsabilidade social das empresas;
Consuma apenas o necessário;
Planeje suas compras;
Compre peças exclusivas de segunda mão em brechós e bazares;
Reutilize produtos e embalagens;
Prefira peças de material menos agressivo para o meio ambiente;
Reflita sobre seus valores;
Divulgue o consumo sustentável. 

Um comentário :

Gis@ disse...

Gostei muito da sua matéria e estou aderindo a campanha... temos que nos conscientizar antes que seja realmente tarde de mais.